Avaliar Espaços Comerciais: Fatores de influência na avaliação de imóveis para comércio!

Neste artigo vou analisar os fatores específicos para avaliar espaços comerciais ou avaliar lojas, e como estes têm impacto no valor de mercado destes imóveis. Assim, caso esteja num processo de venda de um espaço comercial, arrendamento de uma loja, ou de investimento, este artigo é fundamental compreender os detalhes de avaliar espaços comerciais para a sua tomada de decisão.

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O impacto da localização ao avaliar espaços comerciais

 A localização é o fator mais importante para avaliar espaços comerciais e lojas. As acessibilidades, visibilidade da loja, proximidade de áreas residenciais, espaços de estacionamento, concorrência comercial e infraestrutura local são elementos chave na avaliação destes imóveis. Por exemplo, os espaços comerciais localizados em áreas de elevado tráfego pedonal como centros urbanos, principalmente em áreas turísticas, com boas infra-estruturas e estacionamento adequado, têm valor superior.

A influência do tamanho e montras ao avaliar espaços comerciais

A área do espaço comercial e seu layout impactam diretamente no valor de mercado. Áreas maiores e com layouts flexíveis oferecem mais oportunidades para diferentes tipos de negócios e, portanto, tendem a ser mais valorizadas. Outras características como um pé-direito alto, vãos para o exterior, dimensão da montra para a rua e divisórias amovíveis podem aumentar o valor do imóvel.

A conservação dos espaços e os acabamentos interiores

 O estado de conservação e manutenção do espaço comercial interior e exterior é outro aspecto importante para avaliar espaços comerciais. Desta forma, lojas bem conservadas e atualizadas geralmente têm valores mais altos, porque exigem menos investimento em remodelações ou/e reparações. Por outro lado, espaços que necessitam de reparações significativas podem ter valores mais baixos. Relativamente aos acabamentos e decoração os espaços comerciais, a questão pode ser relativa, porque muitos negócios precisam de decorações especificas associadas à atividade ou à marca, que envolvem a remodelação total dos espaços.

Analise do potencial de arrendamento na avaliação de espaços comerciais

Para investidores, o potencial de arrendamento é um fator determinante ao avaliar espaços comerciais. Este processo, envolve analisar os alugueres históricos do imóvel, a oferta e procura por espaços comerciais na zona e envolvente, as tendências do mercado e a capacidade do imóvel de gerar receita consistente no tempo.

Restrições de uso e outros condicionalismo

Os regulamentos locais e restrições de uso, também influenciam a avaliação do espaço comercial. Imóveis localizados em zonas comerciais bem estabelecidas e que permitem uma ampla gama de usos comerciais tendem a ter valores mais altos. Nexte contexto, restrições que limitam o tipo de atividade comercial podem afetar negativamente o valor da loja. Por exemplo, existem lojas nas quais não podem instalar negócios de restauração.

Métodos para avaliar espaços comerciais

Em lojas é comum o uso de duas metodologias, o método comparativo de mercado e método do rendimento. Uma abordagem comum na avaliação de espaços comerciais é o método comparativo de mercado, onde o valor do imóvel é determinado com base em prospeção de lojas à venda no mercado imobiliário da zona, com características semelhantes. Este processo, envolve analisar as características como: localização, tamanho, estado de conservação, frente de rua, entre outros, para chegar ao valor de mercado da loja. A mesma análise, é também efetuada com base em rendas de mercado, pela aplicação de uma yied a uma renda potêncial do espaço comercial. Neste caso, estamos a falar da avaliação de espaço comerciais pelo método do rendimento. Para informações mais genéricas sobre o processo de avaliação geral, pode consultar o artigo avaliar casa.

Avaliação do Espaço Comercial e Relatório de Avaliação

Em suma, a complexidade da avaliação de um espaço comercial requer uma análise cuidada e precisa por um especialista em avaliações imobiliárias. Para obter um relatório de avaliação imobiliário da sua loja, onde conste toda a informação relevante sobre o espaço aqui descrita, contacte sempre um perito avaliador de imóveis cmvm certificado, para obter um relatório de avaliação detalhado, rigoroso e preciso do seu espaço comercial.

Este artigo foi elaborado por Paulo Matias, perito avaliador de imóveis registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo ativo nº PAI/2019/0030 e engenheiro civil sénior com especialidade de estruturas, membro sénior da ordem dos engenheiros nº 43518. Possui extensa formação e larga experiência profissional nacional e internacional nos setores da engenharia, construção e imobiliário. Exerceu atividades em diversas áreas, desde desenvolvimento e coordenação de projetos, até à fiscalização e direção de obras em Portugal, Angola e Moçambique. Atualmente atua como perito avaliador de imóveis cmvm na avaliação de bens imobiliários para o sistema financeiro nacional, fundos de investimento, sistema judicial, empresas e particulares para diversos fins. Possui escritório atualmente em Matosinhos, na Rua Gonçalves Zarco 1129b e atua em todo o território nacional.

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